No século XVIII o Aquilégio Medicinal da Casa Real Dr. Fonseca Henriques (primeiro tratado de hidrologia médica, celebrado em 1725) faz alusão à existência de uma nascente em Sampaio, com uma água com gás e forte mineralização.

Em 1893 foi atribuído um Alvará de concessão. Este, de certa forma, marca o início da exploração oficial desta água mineral na altura sob o nome de Bem-Saúde.

O engarrafamento terá subsistido até à década de 70 do século passado, altura em que foram realizados os primeiros furos. Graças às suas qualidades, as águas de Bem-Saúde obtiveram várias medalhas em diversas feiras internacionais. Contudo, tratava-se de uma atividade rudimentar que não acompanhou a modernização industrial e após alguns anos, tanto o engarrafamento como a comercialização desta água foram interrompidos.

Em 1993 assiste-se ao relançamento do engarrafamento da água mineral através da empresa Águas de Bem-Saúde, formada por um grupo de empresários e técnicos visionários conhecedores das potencialidades e qualidades peculiares daquela água mineral que nasce com gás natural.

Em 1994 esta sociedade lança a marca Frize, cuja água é captada do mesmo aquífero onde em 1893 era captada a água Bem Saúde. Uma água mineral com gás 100% natural mas com carisma, cheia de personalidade, irreverente e surpreendente.

Em 1999 a empresa é adquirida pela Compal e em 2002 é introduzido em Portugal um novo conceito de águas com gás com o lançamento de Frize limão.

A unidade de enchimento da marca Frize está localizada em Sampaio, uma freguesia do concelho de Vila Flor, Trás-os-Montes.

  • Pastor
  • Fábrica